O município de Aveiro,
oeste do Pará, juntamente com o Instituto de Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan) receberam notificações do Ministério Público Federal
(MPF) para desenvolverem medidas em caráter emergencial e solidário
para a preservação do patrimônio histórico do distrito de Fordlândia, criado
por Henry Ford. Nos últimos anos, diante da demora do Iphan em
concluir o tombamento do local e da falta de cuidados da prefeitura, os prédios
de Fordlândia vêm se deteriorando rapidamente.
Breve
histórico de Fordlândia A
decisão do juiz de Itaituba,
Paulo César Moy Anaisse, para a prefeitura de Aveiro e Iphan, é que providencie
convênios e termos de cooperação para a conservação dos bens. O MPF tentou
diversas vezes, através de recomendações e ofícios, sensibilizar a prefeitura
de Aveiro sobre a necessidade de proteger o patrimônio de Fordlândia. A Justiça
também fez tentativas extrajudiciais para acelerar o processo de tombamento
junto ao Iphan, mas que não tiveram sucesso. O procedimento para tombar o
distrito foi iniciado em 1990, mas ficou estagnado. Nesse meio tempo, segundo
relatório do próprio Iphan, vários imóveis importantes sofreram danos.
Segundo informações do MPF,
Fordlândia foi a primeira cidade empresa edificada na Amazônia, criada para
garantir a lógica produtiva dos grandes projetos. O fundador da cidade, Henry
Ford, queria que a cidade ser tornasse um grande polo de fabricação da borracha
que suprisse a demanda do produto no mercado americano numa época em que a
Inglaterra havia dominado os centros produtores da Ásia.
Depois de comprar a área de
um milhão de hectares, em dezembro de 1928 os navios Lake Ormoc e Lake Farge
depositaram no local todos os componentes necessários para estrutura a nova
cidade Em pouco tempo, transformou-se na terceira cidade mais importante da
Amazônia com hospital, escolas, água encanada, moradia, cinema, luz elétrica,
porto, oficinas mecânicas, depósitos, restaurantes, campo de futebol, igreja,
hidrantes nas ruas.
Os seringais de Ford sofreram
muitos problemas com pragas e acabaram desativados. Fordlândia então foi
comprada pelo governo brasileiro, em 1945, pelo valor de cinco milhões de
cruzeiros.
notapajos.com
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