Ministro do STF Morre em acidente aério no RJ

O nome do ministro Teori Albino Zavascki consta na lista de passageiros do avião que caiu no Rio de Janeiro. (Foto: divulgação)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da operação Lava Jato, Teori Albino Zavascki, é uma das vítimas fatais do acidente com o avião de pequeno porte que caiu na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo filho do ministro, o advogado Francisco Prehn Zavascki, através de uma postagem no Facebook (link na imagem). 
(Foto: reprodução/Facebook)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia confirmado que o ministro Teori Albino Zavascki estava no avião.
O filho do ministro também havia confirmado a presença de Teori que "a família está aguardando por um milagre", comentou Francisco, de acordo com informações publicadas no UOL, e também havia feito uma publicação em seu perfil (link na imagem). 

(Foto: reprodução/Facebook)
Segundo informações preliminares, a aeronave partiu do campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, no Rio de Janeiro, e caiu no mar no início da tarde. Chovia muito forte no momento da queda do avião.
O presidente da república, Michel Temer, e a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, acompanham o trabalho de resgate dos órgão de segurança e, por enquanto, não devem se manifestar sobre o assunto.

(Foto: Sonia Barcelos/arquivo pessoal)

RESGATE SOB CHUVA FORTE
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que tomou conhecimento  da queda da aeronave por volta das 13h45. Imediatamente, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty enviou ao local do acidente uma equipe, a fim de prestar apoio na busca aos tripulantes da aeronave.
No momento, cerca de 50 militares e três embarcações da Marinha estão envolvidos nas buscas, além da equipe do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e barcos pesqueiros. O Navio Patrulha Oceânico "Amazonas" deve ser deslocado para o local do acidente.
De acordo com a prefeitura de Paraty, a chuva forte na região ainda caia no início das buscas.
O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu a cerca de 2 quilômetros do centro histórico da cidade e três corpos foram retirados sem vida da aeronave. Não há informações sobre um quarto passageiro.
Ainda segundo informação da prefeitura de Paraty, duas escunas (tipo de embarcação) sustentam a aeronave para que não afunde, embora o local seja raso, com cerca de 4 metros de profundidade.
A região onde o avião caiu é, inclusive, uma área de circulação de muitas embarcações.

AVIÃO COM CERTIFICADO
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o avião da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras, que caiu próximo à Ilha Rasa, em Paraty, na região da Costa Verde fluminense, apresentava certificados de inspeção em dia.
Ainda segundo a Anac, não havia nenhuma pendência em relação à aeronave. Um dos passageiros do avião era o ministro do STF e relator da operação Lava Jato, Teori Albino Zavascki.
A assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave de matrícula PR-SOM modelo King Air C-90 havia decolado de Campo de Marte (SP), às 13h01, com destino a Paraty (RJ).
A equipe de investigação do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 3), sediado na capital do Rio de Janeiro, seguiu em direção ao local do acidente após confirmação.
(DOL) 

Comentários