25 municípios do oeste do Pará têm recomendação para vacinação contra febre amarela

25 municípios do oeste do Pará têm recomendação para vacinação contra febre amarela

O município de Santarém, no oeste do Pará, está na relação de cidades com recomendação para a vacinação contra a febre amarela. A doença já causou a morte de 79 pessoas. A maioria dos casos (69), foi em Minas Gerais, estado que mais afetado desde o início do surto.

Em 2017, segundo o Ministério da Saúde (MS), já foram registrados 234 casos confirmados de febre amarela. O boletim foi divulgado ontem pelo MS.

Neste informe divulgado pelo Ministério da Saúde consta uma recomendação para quem pretende viajar neste período de carnaval para as cidades afetadas e ainda não foi vacinado. O MS orienta que o folião deve se programar com antecedência, já que a vacina leva 10 dias para fazer efeito. Quem pretende, por exemplo, chegar às cidades afetadas no dia 25 de fevereiro, tem que se vacinar até esta quarta-feira (15).

Na recomendação divulgada pelo MS, a lista é classificada da seguinte forma:

ACRV – Área Com Recomendação de Vacina

ACRT – Área Com Recomendação Temporária de Vacina

ASRV – Área Sem Recomendação de Vacina

Santarém e mais 25 cidades do oeste paraense estão classificadas na área com recomendação de vacina. Na Região Metropolitana de Santarém, Belterra e Mojuí também constam nesta relação. Óbidos, uma das cidades paraenses que recebem muitos foliões nesta época do ano, está na relação.

O vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas ruais, silvestres e de mata, transmitido pelos mosquidos Haemagogus e Sabethes.

Neste link, você confere a lista completa de municípios do país que ficam em áreas com recomendação de vacina contra febre amarela.

O esquema de vacinação da febre amarela no Brasil é composto de duas doses.

Cidades do oeste do Pará

Alenquer
Aveiro
Almeirim
Altamira
Belterra
Curuá
Faro
Itaituba
Jacareacanga
Juturi
Medicilândia
Mojuí dos Campos
Monte Alegre
Novo Progresso
Óbidos
Oriximiná
Placas
Prainha
Rurópolis
Terra Santa
Trairão
São Félix do Xingu
Vitória do Xingu
Uruará

Comentários