GOVERNO FEDERAL VAI LEILOAR MEGA JAZIDA DE OURO NO OESTE DO PARÁ. A MAIOR DO MUNDO

O Ministério de Minas e Energia, (MME) lançou nesta semana a nova modalidade para concessão e exploração de áreas para lavra e pesquisa mineral. Das 20 mil áreas aptas para atuação, cerca de mil devem ser leiloadas até o fim de 2017, sendo algumas delas do Amapá.
Áreas no Pará e Mato Grosso também estão entre as prioritárias para o leilão, por apresentarem critérios técnicos, logísticos e econômicos que podem possibilitar a exploração.
Outra medida do Ministério de Minas e Energia referente ao Amapá, e a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA)  uma área com quase 4 milhões de hectares, que fica na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará.
A reserva, criada na época da ditadura militar, em 1984, tem alto potencial para extração de ouro e exploração de outros minerais, como ferro, manganês e tântalo. A proposta foi feita pelo ministro Fernando Coelho Filho e aguarda sanção do governo golpista de Michel Temer.
A medida tem o caráter de um governo antinacional, pois as reservas de minérios tem um imenso valor e sua posse nas mãos do Estado são um passaporte para o desenvolvimento nacional, o governo de Temer que entregar os minérios estratégicos para que os capitalistas lucrem.


Deixando no país somente o passivo ambiental, produto da exploração predatória de nossas recursos naturais. A luta contra o golpe e a luta por nosso riquezas e nossa autonomia e soberania.

Comentários