Operação Perfuga: Reginaldo Campos e mais 27 pessoas são indiciados


O delegado que preside o inquérito decorrente da Operação Perfuga, encerrou as investigações e indiciou o vereador Reginaldo Campos e outras 27 pessoas.

O Procedimento Investigatório recebeu o número 0004468-91.2017.8.14.0051 na Justiça Estadual e tramita na 2ª Vara Criminal. O juiz Rômulo Nogueira Brito vai encaminhar os Autos ao MP para análise e apresentação ou não de denúncia.

Mais detalhes ainda hoje. Segue em anexo imagem de consulta processual com os 28 nomes indiciados pelo delegado.


.
NOVOS ÁUDIOS
Foram divulgados na manhã desta quarta-feira (23), novos áudios das gravações interceptadas pela polícia durante a operação Perfuga, cujo alvo principal é o vereador Reginaldo Campos (PSC), preso no último dia 7 de agosto. Nestas novas conversas, os diálogos entre o vereador Reginaldo e assessores comprometem ainda mais a situação do parlamentar. Ele pode ter o mandato cassado pela Câmara de Vereadores, que esta semana aprovou a abertura do processo de cassação dos direitos políticos de Campos.

Acompanhe abaixo, o conteúdo das gravações que foram tornados públicos pela Justiça.

No dia seguinte, visivelmente contrariado, REGINALDO liga para SAMUEL reclamando, pelo fato deste ainda não lhe haver repassado o valor do adicional de férias referido anteriormente (pago em nome de VALDIRENE). O resumo do diálogo, abaixo, não deixa pairar quaisquer dúvidas de que REGINALDO vem ser apropriando de vencimento e vantagens de seus assessores. ÁUDIO 6

Alvo: Reginaldo Telefone:
Data: 22/03/2017 Hora: 11:01:45
Interlocutor: Samuel Telefone:

Resumo do Diálogo

Comentário: Reginaldo x Samuel - Reginaldo reclama porque Samuel ainda não lhe repassou o dinheiro das férias depositadas na conta de sua irmã.

Reginaldo pergunta se já viu sua encomenda. Samuel diz que já viu o extrato mas diz que deu pouco e é para ver com o Andrew, pois deu quinhentos e pouco. Reginaldo diz que vai passar o telefone do Jonas para passar R$ 500,00 para ele.

Um fato curioso que chamou a atenção em duas conversas mantidas entre REGINALDO CAMPOS e seu assessor, SAMUEL, no dia 22/03/2017 REGINALDO descobre que a esposa de SAMUEL, identificada como “NICE”, que também é sua assessora, mas cujo salário ele, REGINALDO, se apropria integralmente, pede emprego para o presidente da câmara, vereador ANTONIO ROCHA. Para manter ambos sobre seu controle, REGINALDO apresenta a seguinte solução: passará a ficar com a metade do salário de SAMUEL e pagará, em contrapartida, a metade do salário que é devido à NICE, como forma de valorizá-la, alegando que achava que pagando o salário de SAMUEL e se apropriando do de NICE, estava ajudando a ambos. Mas como isso não ocorrera, iria pagar a metade do salário para cada um, arrematando que caso “NICE” fosse trabalhar com ANTONIO ROCHA, não iria mais querer os serviços de SAMUEL, em suma, iria demiti-lo. ÁUDIO 7

Alvo: Reginaldo Telefone:
Data: 22/03/2017 Hora: 16:26:34
Interlocutor: Samuel Telefone:

Resumo do Diálogo

Comentário: Reginaldo x Samuel - Reginaldo sugere que, em vez de ficar com o todo o salário da mulher de Samuel (Nice), que é sua assessora, faria o seguinte, ficaria com a metade do salário de Samuel e a metade do salário da mulher deste, para ela se sentir valorizada, pois diz que quando está ajudando Samuel, está ajudando a família e, caso a esposa de Samuel passe para o lado do Antônio Rocha, não vai mais querer Samuel do seu lado. Diz que se não der, irá procurar outro, como o Cleber fez. Na outra conversa, REGINALDO complementa a anterior, admitindo que se “NICE” não recebe seus vencimentos como assessora, é porque estão passando por um momento difícil, como forma de justificar sua atitude.

Alvo: Reginaldo Telefone:
Data: 22/03/2017 Hora: 18:58:40
Interlocutor: Samuel Telefone:

Resumo do Diálogo


Comentário: Reginaldo x Samuel - falam acerca da esposa de Samuel que está querendo trabalhar com Antônio Rocha. Reginaldo diz que está contrariado. Reginaldo diz que é para Samuel falar com a esposa, pois se ela tem um assessoria e não está recebendo, é porque estão passando por um momento difícil.

Alem de ser servidor fantasma, conforme depoimento de Raquel Pinto e Maria do Socorro, Wilson Lisboa também atuava na associação criminosa orientando testemunhas a mentirem em depoimento, conforme aponta as investigações.

Nesse sentido, no que se refere aos agendamentos irregulares, foram localizadas testemunhas beneficiadas com consultas e outros procedimentos, conseguidos pelo vereador REGINALDO CAMPOS por intermédio de sua então assessora “fantasma” SARAH CAMPINAS.

Como exemplo, tempos a senhora GECILDA CASTRO SIADE, que admitiu para a equipe policial que realizava as diligências de campo, ter ligado para o vereador REGINALDO CAMPOS e conseguido, por intermédio de SARAH, no Hospital Regional, agendamento de Raio X, todavia, para nossa surpresa, antes de poder prestar depoimento, a testemunha foi interceptada por WILSON LISBOA, advogado de REGINALDO que, didaticamente, seguindo recomendações deste, instruiu a testemunha acerca do que deveria dizer em seu depoimento. Áudio 8

Alvo: Reginaldo Telefone:
Data: 23/03/2017 Hora: 10:45:27
Interlocutor: Wilson Telefone:

Resumo do Diálogo

Comentário: Reginaldo x Wilson - Wilson diz que está com a D. Gecilda. Reginaldo diz que é para orientar ela de que ele (Wilson) não falou com ela e que é para dizer que não lhe conhece, e que a Sarah ajudou ela por amizade com a família dela.

EM DEPOIMENTO GECILDA DISSE TER CONSEGUIDO A CONSULTA COM SARAH CAMPINAS EM VIRTUDE DE SEREM AMIGAS INTIMAS, EXIMINDO O INVESTIGADO REGINALDO DE QUALQUER  RESPONSABILIDADE SOBRE O AGENDAMENTO DA CONSULTA.


ÍNTEGRA DA TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO 

AUDIO 07

REGINALDO - disse assim 'não deixa só em um nome'. Que eu queria deixar metade no teu e metade no dela, pelo menos pra ela se sentir valorizada, né?

SAMUEL - Eu sei!

REGINALDO - Assim... eu acho que... que nesse primeiro momento pelo menos a gente tava dando uma força né? Eu tô entendendo que quando eu tô te ajudando, eu tô ajudando a tua família, né? Entendeu?

SAMUEL - Eu sei, mais....

REGINALDO - Então... Vê isso mano, se for pra ti ficar pra um lado e ela pra outro, fica ruim pra gente.

SAMUEL - Eu sei.

REGINALDO - Tu tem que... fica tão ruim pra mim quanto pra ti, né? Como se tu não tivesse o controle da tua mulher.

SAMUEL - É

REGINALDO - Entendeu?

SAMUEL - É verdade.

REGINALDO - Se for pra ela decidir trabalhar com o Antônio Rocha, nem tu eu quero do meu lado. Entendeu? Assim, porque isso não fica bom. Não que eu não queira... entendeu? É que não dá. Não fica legal.

SAMUEL - Eu sei.

REGINALDO - Acho que agora o momento que todo mundo tá com dificuldade... entendeu? ...se não der, não não quero, a gente vai procurar outro, como o Cleber fez. Entendeu?

SAMUEL - Entendo.

REGINALDO - Pra não ficar, esse negócio. Entendeu?

SAMUEL - Eu sei como é Regis

REGINALDO - Isso é muito ruim. Tá?

SAMUEL - Tá bom mano

REGINALDO - Desgasto... Não desgasta só eu, desgasta vocês. Olha tu não tem ideia do que eu tenho tentado desativar a bomba. Se a Nice fez ou não fez, eu não tenho como provar, mas o que tem tem tem de complicado, eu não tenho nem falado isso pra ti, nem pra ela. Entendeu? Anteontem à noite eu reuni com Alisson, com o secretario de transporte, pra tentar é é... contornar essas fofocas...

SAMUEL - Isso que a Nice tem ficado assim então... porque, eu conheço a minha esposa, que ela não fez nada disso. Entendeu??

REGINALDO -  Humrum... Eu também acredito nisso, tanto é que eu nem falei nada pra ela Samuel...

SAMUEL - Isso acaba me, sei lá, deixando...

REGINALDO -   Mano é a vida... Se tu sair aí que o negócio vai ficar pior... de fofoca. Entendeu? Então é complicado cara. Só tô te falando isso, também... cobrando dela essas coisas, eu sei que são fofocas, mas isso está recaindo em mim mano. Entendeu?

SAMUEL - Eu sei

REGINALDO -  E olha que a gente tá fazendo de tudo aqui, ajudando pra abafar, pra tentar não tá saindo.
Esse Mário Borges, que assumiu não sei o quê aí, é é... já andou falando que vai no Ministério Público entregar ela, já tô trabalhando pra conversar com ele. Poxa a gente tá tentando fazer as coisas, e vocês num sabe... Entendeu? É o Mario Borges não gosta de Nice, não sei porque... Assumiu aí o conselho de transporte agora, parece... entendeu?

SAMUEL - Eu sei

REGINALDO -  Então... Ele sabe que essa mulher que tá lá não gosta dela, não gosta da gente, e ficam inventado as coisas. E acaba pegando em mim. Entendeu?
Aí por causa disso, que aí Nice agora chateada vai... por causa de um problema que não tem nada a ver comigo, aí fica com raiva, talvez de mim por causa disso, que não tenho nada a ver.

SAMUEL - Eu acho que, teve com raiva de você não.

REGINALDO -  Entendeu?

SAMUEL - Ela não tá com raiva de você

REGINALDO -  E tem outra maneira Samuel, de assumir aí um negócio na prefeitura sem precisar... (inaudível) ...muita coisa pela frente, se eu tivesse sinceramente Samuel no teu lugar, eu passava fome, mas não deixava minha mulher sair do meu lado. Entendeu?

SAMUEL - Eu sei, tenho sofrido muito...

REGINALDO -  É mano. Mas a gente tem que ser firme cara. Ou é ou não é. Entendeu? Ou é ou não é. Mesmo com dificuldades Samuel, mas não é qualquer um que tem R$ 2,500 de assessoria cara...

SAMUEL - a gente é parente, a gente é uma família

REGINALDO - Entendeu? Pra não fazer praticamente nada, que eu não tenho exigido de vocês, que é pra deixar correr atrás de outra coisa. Entendeu? Falo isso pra ti assim, não pra quer diminuir vocês mais, tô sendo transparente. Entendeu? Não tá fácil...

SAMUEL - Eu sei

REGINALDO -  Tu sabe, tu mesmo sabe como tá sendo difícil pra mim, as coisas aí... então esse é um momento difícil, mas isso vai passar.

SAMUEL - É verdade...

REGINALDO -  Entendeu? Aí tenta conversar, disso olha o Reginaldo me chamou pra conversar, ele soube que você tem ligado pro Antônio Rocha, tá indo lá falar com ele, nesse momento eu acho que a gente tem que ser solidário. Entendeu? E explica mano, porque você sabe que as coisas não tão fácil. Olha, o Wilson, tô ajudando o Wilson, eu tenho todo dia problema pra responder na justiça. Entendeu? Pergunta pro Wilson lá quanto é que ele tá recebendo, pergunta pro Zé Carlos. Entendeu? Se eles souberem que tu tem um salário que tu tem, eles vão ficar chateados, é outro problema. Tá entendendo?

SAMUEL - Tô

REGINALDO -  Então é essas coisas mano, então conversa com ela, com a Nice, que eu vou passar pra ela, entendeu? A assessoria, porque eu pensava que vocês eram unha e carne, então se eu desse pra ti, tava dando pra família, mas já que não é assim eu vou passar pra ela uma metade e outra metade pra ti. Entendeu? E vocês continuam fazendo o trabalho que vocês fazem normal. Entendeu?

REGINALDO : De venda, eeee, correndo de um lado para outro. Tenho evitado de tá... tá envolvendo aí porque sei que as coisas não estão fáceis. Eu mesmo tenho feito as coisas que antes do fazia pra mim. Avalia isso daí. Tá bom

SAMUEL: Tá bom mano...

REGINALDO: Aí releva minhas palavras, mas, eu tenho que...

SAMUEL: Não, eu seu Regis eu...

 REGINALDO: ...quero ser transparente com você.

SAMUEL: Eu... eu, eu assim te falo assim de coração que eu... eu, eu sou um cara assim que eu se não for pra mim está com você eu me anulo. Entendeu? Eu sou assim entendeu? Eu...

REGINALDO: Além de tudo, tu sabe mano que as pessoas elas... éééé... tem interesse em nos enfraquecer....

SAMUEL: É verdede...

REGINALDO:  ... e eu tenho, tô pronto pra isso, tô pronto para essa travessia. Entendeu? Só o que eu não aceito é traição. É difícil, isso daí... é a gente ééé... ter esse sentimento. Entendeu?

SAMUEL: Eu sei...

REGINALDO: ... e isso segurei muito aí, esses anos todos. Pensou que tivesse entrado, mas né? Eeee... então não deu certo. Queria ficar lá e queria ficar aqui não tem condição. E aí eu já com dificuldades, liberei, mas, numa boa. A gente não ficou falando mal de ninguém.

SAMUEL: Eu sei...

REGINALDO: Entendeu? Mas, assim ... fica difícil ééé... de repente ela começa a trabalhar, vamos começar a envolver ela e ela vai... entendeu? Aí para um lado, tu pra outro... Fica até ruim pra ti, pra tua família, pra tua imagem. Entendeu?

SAMUEL: Hum...

REGINALDO: E pra mim também é claro né? ...e pelo que conheço a Nice, ela não é de ficar parada e esse é o momento quer que eu te diga? É o momento da Nice ficar na dela. Entendeu? Por causa dessas fofocas aí que tem, pra gente não ficar dando munição para essas pessoas má que inventam as coisas. Pra ela ficar na dela através de ti. É tu que tem que tá contornando, conduzindo isso, até passar mais essa coisas. Que esses caras sabem que vocês eram muito próximos de mim e tudo que eles fizerem para prejudicar a imagem de vocês, vai pegar em mim. Entendeu? É isso que eu vejo. Entendeu?


OUTRO LADO

###O empresário Mario borges informou que nunca teve contato com Reginaldo campos e na smt só ia quando era chamdo para resolver alguma questão referentes aos ônibus da sua empresa. Que desconhece o contexto da citação de que iria ao MP.

###O vereador Antonio Rocha informa que recebeu em seu gabinete ,como faz diariamente com várias pessoas , a Sra de prenome NICE , que não se apresentou como esposa do Sr Samuel . Após ser atendida não mais voltou ao gabinete ou manteve contato .
Não possuindo em seu quadro de auxiliares  ninguem com esse nome .
Nos colocando a disposição para quaisquer esclarecimento necessário.

Os demais citados também afirmam que desconhecem encontros ou conversas com o vereador Reginaldo Campos.

Comentários