Fenômeno solar inusitado chama atenção de moradores de Goianésia do Pará

Efeito visual ocorre por conta da refração da luz.
Foto: Alexandre Lima

Na manhã desta sexta-feira (22), moradores de Goianésia do Pará, no sudeste paraense, acordaram com uma surpresa da natureza: o "halo solar". O fenômeno inusitado, consiste em um círculo que se forma ao redor do sol. A população da cidade aproveitou para sair às ruas e fazer vários registros e publicações nas redes sociais. Segundo radialista Alexandre Lima, que enviou alguns registros para o Portal ORM, o halo solar surgiu por volta das 11h e pôde ser visto pelo céu da cidade por cerca de duas horas.
Márcio Nirlando Gomes Lopes, Chefe da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), explica que isso acontece por conta de um tipo de nuvem muita fina, chamada de cirro stratus, que se assemelha a um véu formado de pequenos cristais de gelo e, normalmente, está de 9 a 10 quilômetros de distância da terra. "Normalmente quando esse tipo de nuvem se forma, é muito extensa, então a cobertura do céu é muito grande", conta. 

Márcio detalha que a nuvem costuma estar entre o sol e, quando o raio solar atravessa os cristais, sofre refração e gera o efeito visual do círculo ao redor do sol. "É basicamente um fenômeno ótico, por conta da refração da luz nos cristais de gelo", simplifica. Apesar de ser mais comum durante o dia, também é possível o registro de um halo lunar. 

Comentários