‘Juiz caseiro’? Retrospecto favorece Grêmio contra Corinthians em SP

Héber Roberto Lopes apitou mais vitórias para visitantes neste Brasileirão
Na véspera de mais uma daquelas ‘finais antecipadas’ do Campeonato Brasileiro, torcedores do Grêmio foram até as redes sociais para protestar antes mesmo da partida contra o Corinthians. O motivo seria a escalação do “juiz caseiro” Héber Roberto Lopes para o confronto desta quarta-feira (18), no Itaquerão, em São Paulo, válido pela 29ª rodada.
Segundo os torcedores mais exaltados, o árbitro estaria disposto a prejudicar o Grêmio fora de casa. As reações também tornaram-se mais acaloradas depois da entrevista do presidente Romildo Bolzan Jr., por telefone, ao site da ESPN. O cartola teria chamado o árbitro de “careca, vagabundo, paranaense”.
Um levantamento de dados fornecidos pelo Footstats, no entanto, mostra que Héber não tem nada de caseiro neste Brasileirão. Nas sete partidas arbitradas até agora foram: duas vitórias dos mandantes, dois empates e três vitórias dos visitantes, caso do Grêmio em São Paulo. Em todas essas partidas, foram apenas dois pênaltis marcados (na vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo e na derrota do Vitória para o Santos).

Uma das derrotas dos visitantes, é verdade, foi do Grêmio para o Vasco, em São Januário, no começo de junho, pela 23ª rodada da competição. Apesar do resultado adverso, nenhum lance capital influenciou no placar final. Assim como nas demais partidas do árbitro, nenhum cartão vermelho foi aplicado.
Mesmo diante dos números, o presidente corintiano Roberto de Andrade rebateu o gaúcho, em evento na sede da Federação Paulista de Futebol, que tratou da definição dos grupos para o Estadual do ano que vem.
“Acho que essa atitude é querer intervir, por pressão no árbitro para o lado contrário. Eu não ligo para isso”, disse o cartola corintiano. “A gente sabe a lisura que tem o campeonato. A gente sabe que existem erros, mas nunca se pode duvidar da lisura das pessoas. Então vamos esperar o jogo para poder comentar alguma coisa depois do jogo."
Corinthians e Grêmio são líder e vice-líder do Brasileirão. As duas equipes estão separadas por nove pontos, a dez rodadas do fim da competição. No primeiro turno, na partida disputada na Arena em Porto Alegre, o Timão venceu o Tricolor por 1 a 0.

Comentários