População de Roraima destrói acampamento de venezuelanos


O ato aconteceu após suspeitas de que um imigrante assaltou um comerciante
Por: G1
A cidade de Pacaraima, na fronteira de Roraima com a Venezuela, registrou um tumulto na manhã deste sábado (18) com atos de violência e destruição em acampamentos de imigrantes venezuelanos, informou o Exército por meio da Força-tarefa Logística Humanitária.
Segundo a Polícia Militar, a situação ocorre em razão do assalto a um comerciante na noite dessa sexta-feira (17). A suspeita é que o crime tenha sido praticado por venezuelanos.
O comandante Policiamento do Interior (CPI), coronel Matos, disse que todo o efetivo da PM de Pacaraima está nas ruas acompanhando o protesto e o governo do estado informou em nota que reforçou o policiamento na cidade. Ainda não há informações sobre pessoas feridas ou detidas.
Uma equipe médica também foi deslocada para o hospital da cidade para apoiar eventuais casos em consequência da manifestação.

Sobre o caso
O vigilante Wendel Pereira do Vale, morador da cidade, disse que desde cedo o clima é tenso nas ruas. Segundo ele, venezuelanos que viviam em acampamentos improvisados foram expulsos e tiveram seus pertences queimados pela população.
"A população de Pacaraima está revoltada. Nenhum comércio abriu hoje, os moradores foram para as ruas e expulsaram todos os venezuelanos. Houve muito corre corre", disse.
Um dos lugares alvo protesto contra venezuelanos foi o palco do Micaraima, um espaço onde os imigrantes viviam na cidade. A estrutura foi derrubada por um trator.
Pacaraima é a porta de entrada para venezuelanos que fogem da crise política, econômica e social no país de origem e entram no Brasil.
Assalto a comerciante
O comerciante Raimundo Nonato de Oliveira, de 55 anos, sofreu um assalto quando chegava em casa com uma familiar na noite dessa sexta-feira (17), informou a Polícia Militar.
De acordo com a PM, ele sofreu uma lesão na cabeça possivelmente causada por uma paulada. Familiares relataram a polícia que os suspeitos eram venezuelanos. O comerciante foi removido a Boa Vista em razão da gravidade do ferimento.

Comentários