Motim em presídio de Altamira termina com sete mortos


Susipe registrou tentativa de fuga na manhã desta terça-feira

Sete detentos morreram, sendo que um deles morreu carbonizado, e outros ficaram feridos durante motim realizado no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT), sudoeste paraense, na manhã desta terça-feira (18). A ação começou após uma tentativa de fuga no local. A Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado) informou que vai abrir inquérito policial para apurar o caso.
Segundo informações da Susipe, cerca de 120 custodiados realizaram tentativa de fuga na madrugada de hoje. A ação aconteceu quando um grupo de 16 presos da cela 3 tentou fugir pelo sistema de ventilação do local. Os agentes prisionais de plantão flagraram a movimentação pelas câmeras de segurança e acionaram a Polícia Militar que interceptou a fuga.
Os detentos correram então em direção ao bloco do semiaberto e atearam fogo na sala do gerador de energia e no galpão de alojamento. No motim, parte das celas e grades da unidade prisional, além da enfermaria e secretaria foram depredadas. 
De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, seis detentos foram mortos por outros presos e um morreu carbonizado. Os corpos foram encaminhados para identificação no Instituto Médico Legal (IML). A Susipe informou ainda que outros três detentos tiveram ferimentos e foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Atualmente, o CRRALT custodia 374 presos. A capacidade é para 208. Um inquérito policial será aberto para investigar o caso.

Comentários