Quatro candidaturas a vereador são anuladas pela Justiça em Itaituba; seis desistem

 Lista de candidatos que disputam uma cadeira de vereador em Itaituba pode ter 10 nomes a menos nas eleições 2020. Saiba os nomes!


Candidatos estão concorrendo a uma das 15 vagas disponíveis na Câmara Municipal de Itaituba. (Foto: Alécio Freitas/Portal Giro)

O número de candidatos a vereador em Itaituba bateu recorde em 2020. Inicialmente, havia 196 nomes e, após ajustes e julgamentos das candidaturas por parte da Justiça Eleitoral, apenas 186 devem disputar um cargo na Câmara Municipal de Vereadores. Dados podem ser consultados no site divulgacand.

Os números ainda não estão consolidados, pois o prazo dos juízes eleitorais para deferir ou indeferir as candidaturas termina nesta segunda-feira (26).

Dos quase 200 nomes inscritos, seis desistiram de concorrer a uma cadeira no legislativo e renunciaram, são eles: Chiquinho - (PSD); Kassio Rodrigues (PSD); Naza - (PL); Neto São Luís - (PSD); Professora Mauritania - (PL) e Thiago D'Cosntrutora - (PL), ambos candidatos que fariam parte da aliança de Ivan D'Almeida (PL), candidato à prefeitura de Itaituba.

Por outro lado, a Justiça Eleitoral, durante o processo de julgamento, anulou quatro candidaturas a vereador, entre eles, três fazem parte da base aliada do atual prefeito e candidato à reeleição, Vamir Climaco (MBD). Os nomes são: Bat Girl (PP), empresário e promoter de ventos no município;  Drº Diniz (MDB), que exerce cargo na medicina; Frank Medeiros (PP), servidor público; e Silvio do Nascimento (Podemos), da construção civil, aliado do candidato a prefeito do PL.

Segundo a Justiça Eleitoral, Frank Medeiros foi indeferido, pois, não se afastou a tempo do cargo que exercia a frente de uma instituição sindical em Itaituba, apesar disso, o candidato disse ao Giro, que irá recorrer à justiça e continuará com sua campanha eleitoral. 

Bat Girl, por sua vez, não apresentou os documentos exigidos pela legislação em vigor, conforme o Artº27 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.609/2019.

Já o Drº Diniz teve a candidatura anulada devido suas contas relativas ao exercício de 2011 serem julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), em 2017. O julgamento, entretanto, ainda corre pela justiça, onde o candidato apresentou defesa e aguarda o resultado final.

As eleições ocorrem no próximo dia 15 de novembro. A partir deste ano, os eleitores podem justificar o voto pelo celular, além do Portal do TSE na internet e dos cartórios eleitorais.


Fonte: Portal Giro

Comentários