Jovem com problema renal cria campanha para instalação de uma central de hemodiálise em Itaituba

Atualmente, Thalles André, de 21 anos, está em Santarém em tratamento fora de domicílio. Ele compartilhou nas redes sociais as dificuldades em realizar o procedimento no município vizinho: “O único refúgio para sobreviver”.

Thalles encontra-se em Santarém para tratamento. (Foto: Reprodução)

“Eu não sei por onde começar ou até mesmo solicitar que vocês possam está abrindo uma pauta na câmara, para estar cobrando a mais rápida possível abertura da parte de funcionamento da hemodiálise em Itaituba, pois existe uma série de pessoas de Itaituba em Santarém fazendo hemodiálise. O único refúgio para sobreviver!”. Assim começa o relato do jovem Itaitubense Thalles André, de 21 anos, que atualmente encontra-se em tratamento de hemodiálise no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.

O relato foi publicado em uma rede social do jovem, e em menos de 24h alcançou mais de 1 mil pessoas, aderentes da campanha #HemodiáliseEmItaitubaOMaisRápidoPossível.
 

hemodiálise é um processo no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do nosso sangue, que reabsorve várias substâncias úteis ao nosso organismo.

Em conversa com a redação do Portal Giro, Thalles relatou que foi diagnosticado como Insuficiência Renal Crônica, onde os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas como filtrar resíduos e excesso de líquido do sangue, por esse motivo ele necessita realizar sessões de hemodiálise. É uma doença que não tem cura e o tratamento, que Thalees realiza há cerca de 1 mês e 10 dias em Santarém, tendo três sessões semanais, só encerram se ele conseguir realizar um transplante.
 
A publicação feita por Thalles, chegou ao conhecimento de vários políticos, entre vereadores e deputados. Um deles foi o Deputado Estadual Hilton Aguiar, o qual mencionou já ter dado entrada em um projeto, para que seja oferecido o procedimento em Itaituba.

“Já demos entrada na semana passada na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), com uma moção solicitando a implantação deste atendimento no Hospital Regional de Itaituba”, comentou o político na publicação de Thalles.

Fonte: Portal Giro

Comentários