Prefeito de Itaituba decreta novas medidas que serão adotadas para conter o Covid-19

Valmir Climaco afirma que as medidas começarão a valer a partir de quarta (01), e buscam evitar o aumento de casos e mortes relacionados a doença.

Foto: Reprodução

O prefeito Valmir Climaco (MDB), informou por meio de um áudio divulgado no WhatsApp, as novas medidas que serão tomadas para prevenção da Covid-19 em Itaituba, sudoeste do Pará. As medidas estão sendo tomadas para evitar o aumento de casos de coronavírus, para evitar óbitos, e para que evitar que o município entre em lockdown. 

Entre as novas medidas, que estarão valendo a partir de quarta-feira (01), está a comprovação da vacina para entrar em bancos, comércios, escolas, faculdades, restaurantes, academias, campos de futebol, bares e festas. Para adentrar esses lugares será preciso apresentar a carteira de vacinação juntamente com o RG ou com a CNH. 

Em relação as escolas, nenhum aluno com 12 anos ou mais poderá entrar na instituição se não estiver vacinado. No caso dos comércios, o prefeito pede que os proprietários liberem os funcionários para irem se vacinar, pois uma fiscalização será realizada, e uma vez que no estabelecimento tenha alguém que não esteja vacinado, o proprietário terá problemas com o alvará de funcionamento. 

A medida de fechar a cidade com barreiras em Miritituba e no Km 6, para que ninguém entre ou saia do município sem estar vacinado, também será adotada. Serão colocados fiscais de saúde nas lanchas, nos barcos, nos ônibus e na balsa para que o decreto seja cumprido. 

No áudio, Valmir Clímaco afirma que Itaituba possui 25 mil doses de vacinas para combate da covid-19, e a meta é vacinar 80% da população com a 1ª dose, e 60% com a 1ª e 2ª dose, até o dia 20 de dezembro. Para que isso ocorra, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade. Também será organizado para que as doses cheguem até as regiões garimpeiras, através de carros e/ou aviões. 

Com um novo aumento do número de casos de coronavírus registrados nas últimas semanas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está atendendo muita gente contaminada com o vírus. Então, a partir de segunda-feira (06) a UPA funcionará apenas para o atendimento relacionado a covid-19. 

Fonte: Portal Giro 

Comentários