Polícia Federal deflagra a Operação ‘Voo Livre’, em Altamira, no Pará

A investigação visa apurar a prática de fraudes em licitações e contratos envolvendo recurso públicos e outros crimes correlatos contra a administração pública em gestão anterior.

Foto: Reprodução/PF.

Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Federal de Altamira (PA) deflagrou a “Operação Voo Livre”. Foram cumpridos cinco Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da SJPA em desfavor de três pessoas físicas e duas pessoas jurídicas, todos na cidade de Altamira (PA).

A investigação visa apurar a prática de fraudes em licitações e contratos envolvendo recurso públicos e outros crimes correlatos contra a administração pública no município de Altamira (PA), durante a gestão anterior.

A investigação teve início no mês de março de 2020, quando a Delegacia de Polícia Federal recebeu uma denúncia de que licitações realizadas para a compra de passagens aéreas estariam sendo direcionadas para apenas duas empresas, além da participação de servidores públicos nas fraudes apuradas.

Os fatos amoldam-se aos tipos penais descritos no ar art. 337-F (crimes de licitação), art. 333 (corrupção ativa) e art. 317 (corrupção passiva), todos do Código Penal.

Foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do COVID-19.

Com informações da comunicação social da Polícia Federal do Estado do Pará

Comentários