Operação Tapajós vai combater a criminalidade na região da 15ª Risp

As ações compreendem a segunda etapa do Projeto “Segurança Por Todo o Pará”, coordenado pela Segup

Com o objetivo de continuar reduzindo os índices de criminalidade, principalmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúnem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, o governo do Estado lançou a Operação “Tapajós” nesta quinta-feira (10), no município de Itaituba, sede da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Lançamento da Operação Tapajós na sede municipal de Itaituba, no Sudoeste do ParáFoto: Ascom/Segup

Após a reunião operacional ocorrida na última segunda-feira (07), com a presença dos gestores da Segurança Pública e do colegiado do Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds Tapajós), foram definidas as principais ações da operação, que compreende a segunda etapa do Projeto “Segurança Por Todo o Pará”, coordenado pela Segup, com a integração dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Sieds).Agentes de vários órgãos de segurança pública integram a operaçãoFoto: Ascom/Segup

O lançamento, que contou com a participação de representantes dos órgãos de segurança pública do Estado e dos municípios, ocorreu na orla de Itaituba, com o objetivo de cumprir mandados der prisão, combater crimes de roubo e furto de veículos, fiscalizar vias e reforçar o policiamento nos municípios.

A ação integrada visa também à fiscalização e ao cumprimento do Decreto Estadual nº 2044, bem como combater irregularidades em horários e permissões nos estabelecimentos comerciais e casas noturnas.

Foto: Ascom/SegupCoronel Castro Alves, representante da SegupBons resultados - Para o representante da Segup, coronel PM Castro Alves, a operação deve trazer bons resultados e contribuir para a diminuição da criminalidade na região. “Hoje nós iniciamos a ação. Tivemos bons resultados pela manhã, e agora damos início à outra ação, que visa à fiscalização do trânsito e abordagens para evitar crimes. É uma ação ostensiva que visa proporcionar mais segurança à população”, destacou.

O subcomandante do Comando de Policiamento Regional X (CPR X), major Cleiderson Torres, ressaltou o empenho das equipes. “Já iniciamos com uma ação integrada, com prisões realizadas e apreensões de drogas, e vamos fiscalizar e realizar diversas diligências”, acrescentou.

Durante a operação, as delegacias estarão preparadas para receber os procedimentos realizados. “Estaremos juntos, ofertando apoio, principalmente na questão de fiscalização de polícia administrativa, que é competência da Polícia Civil, além dos atendimentos das situações de flagrante. Vamos fortalecer as equipes dos plantões, dando esse suporte para o pessoal que estiver realizando as operações”, informou o superintendente da Regional do Tapajós, delegado Vicente Gomes.Motocicletas recuperadas durante a operaçãoFoto: Ascom/Segup

Capacidade operacional – Com a operação, o Sistema de Segurança Pública deve intensificar ações preventivas e repressivas dos órgãos do Sieds em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos, aumentando a capacidade operacional e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, e garantindo maior segurança ao cidadão.

As ações serão integradas por agentes das polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), órgãos municipais de trânsito e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Texto: André Macedo - Ascom/Segup

Por Roberta Meireles (SEGUP)

Comentários