10° fase da Operação Perfuga cumpre mandados de busca e apreensão


Foi deflagrada na manhã dessa terça-feira (14) mais uma fase da “Perfuga”. Denominada “Operação Xeque-mate”, essa é a 10ª fase e tem como alvo a Câmara Municipal de Santarém.
Ministério Público Estadual e Polícia Civil, ambos com atuação em Santarém, cumprem sete mandados de busca e apreensão de documentos na Casa Legislativa, tudo autorizado judicialmente.
As buscas têm como finalidade apreender processos licitatórios, contratos, aditivos e documentos relacionados, tais como notas fiscais, ordens de compra e serviço, requisições, notas de empenho, liquidação e pagamento, etc.
Segundo foi apurado, há fortes indícios de direcionamento de licitações, com favorecimento de empresas específicas. Há também suspeita de envolvimento de servidores públicos e particulares.
O nome da operação decorre de ser esta uma das fases decisivas da investigação relacionada à Câmara, pois atinge períodos mais recentes, mesmo após a deflagração da primeira fase da Perfuga.
O esquema criminoso consistia, segundo apurado, em fraudes a processos licitatórios, com direcionamentos para que empresas determinadas se sagrassem vencedoras, frustrando o caráter competitivo da licitação, muitas vezes sem ocorrer sequer a sessão de abertura dos envelopes e julgamentos das propostas.
Esse mesmo esquema foi realizado na gestão do então Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Campos, no biênio 2015/2016. Após investigações, os indícios são fortes de que o esquema continuou na gestão atual, no biênio 2017/2018.
Após a coleta de documentos, Ministério Público Estadual e Polícia Civil analisarão o material apreendido, dando continuidade às investigações.
RG 15 / O Impacto com informações da ascom/MPPA

Comentários