Construção civil lidera casos de acidentes de trabalho no Pará


Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho diz que o Brasil tem um caso a cada 48 segundos
No Brasil, de 2012 até 2018, quase 4,5 milhões de acidentes de trabalho foram registrados, número que representa a ocorrência de um acidente a cada 48 segundos. No Estado do Pará, o ramo da atividade econômica que mais registrou afastamentos previdenciários por acidente durante o período foi a construção de edifícios, com 1.431 ocorrências. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, produzido a partir da cooperação entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Os dados da pesquisa também mostram que a Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com benefícios acidentários. A maior parte dos acidentes e mortes no trabalho ocorre com homens que têm de 18 a 24 anos e exercem atividades de baixa remuneração. Nos últimos cinco anos, no Brasil, o número de acidentes fatais com máquinas e equipamentos (1.897) foi três vezes maior do que a média das outras causas (677), enquanto as amputações (22.899) são 15 vezes mais frequentes do que a média geral (1.471).
No território paraense, os tipos de lesões mais frequentes são dorsalgia e fratura ao nível de punho e mão. Cortes, lacerações, feridas contusas e punctura representam 25,51% dos acidentes, com 13.265 ocorrências no Estado do Pará. O número de fraturas foi 8.604 (16,55%), de contusões e esmagamentos foi de 6.554 (12,6%) e as amputações tiveram 784 ocorrências, representando apenas 1,51% do total de acontecimentos.
Nos casos de acidentes no trabalho a empresa empregadora fica obrigada a cumprir as normas de saúde e segurança do trabalho, já que é responsável pela integridade física do empregado e deve promover condições favoráveis ao desenvolvimento da função. É dever da empresa comunicar à Previdência Social no primeiro dia útil seguinte ao ocorrido, por meio de um documento chamado Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).

Comentários