Dia do Marinheiro é comemorado com programação em Santarém


A galeria de vultos navais notáveis da Marinha do Brasil é extensa e brilhante, e dentre estes vultos, destaca-se o Grande Almirante e Patrono da Marinha, Marquês de Tamandaré, que durante toda sua existência foi apenas, e exclusivamente, marinheiro.
Dedicou-se a Marinha do Brasil com todo o amor e devoção. De voluntário da Academia Imperial, classe de aspirante, que não tinha foro de nobreza, uma das exigências da época, chegou às glórias do Almirantado, sempre digno e sempre admirado. Tamandaré foi a própria história viva da Marinha Brasileira, e é por justa homenagem, que  a data de 13 de dezembro , aniversário de nascimento de Tamandaré, foi instituída como “Dia do Marinheiro”.
A Marinha do Brasil por meio da Capitania Fluvial de Santarém promove, até o dia 16 de dezembro, vários eventos culturais, recreativos e sociais gratuitos para a comunidade do Oeste do Pará durante a semana alusiva ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro.
Com a campanha “Cada Marinheiro tem uma história”, a Capitania Fluvial de Santarém também vai realizar um mutirão para conscientizar sobre a regularização de embarcações e o combate ao escalpelamento.
A Marinha do Brasil comemora anualmente o Dia do Marinheiro, que marca o Nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Força. Para a Marinha, Tamandaré é considerado um dos brasileiros que ajudou a resguardar o Império da desagregação e contribuiu para a paz no país.
Fonte: RG 15/O Impacto

Comentários