Área sinuosa e com fluxo intenso de veículos de grande porte, a Serra do Piquiatuba será fiscalizada por drones a partir desta semana. A iniciativa da Polícia Rodoviária de Santarém tem como objetivo garantir a segurança viária e inibir infrações em trechos com alto risco de acidentes graves como este que vitimou um condutor em março passado.
A PRF destaca que a implantação dessa tecnologia segue orientação da direção geral do órgão em Brasília e está amparada pela Resolução 909/22 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que estabelece que a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas.
Além disso, é necessário que a via esteja devidamente sinalizada informando aos usuários que ali há fiscalização por videomonitoramento. Portanto, foram instaladas placas com essa finalidade tanto para quem sobe a serra, quanto para quem está indo em direção ao centro de Santarém.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a ultrapassagem em local proibido é uma infração de trânsito gravíssima, com penalidade de 7 pontos na Carteira de Habilitação do condutor e multa de R$ 1.467,35, além de ser também um dos principais fatores responsáveis por acidentes graves em rodovias federais.
Por Rodrigo Neves com informações da PRF
Comentários