Via Brasil BR-163 e ANTT inauguram o maior PPD para caminhoneiros do Brasil em Novo Progresso

O Ponto de Parada e Descanso (PPD) foi inaugurado no km 59 da BR-163, em Novo Progresso. Com 40 mil m², oferece suporte 24h a caminhoneiros, como vestiários, sala de descanso e refeitório. Além de oferecer melhores condições de trabalho, eles contribuem para o cumprimento das pausas obrigatórias de tempo de direção e descanso, aumentando a segurança no trânsito.

Foto: Reprodução

A concessionária Via Brasil BR-163, responsável pela gestão do trecho da BR-163/230 entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), inaugurou o maior Ponto de Parada e Descanso (PPD) do país. O espaço está localizado no km 59 da BR-163, no município de Novo Progresso, no Pará.

Com 40 mil metros quadrados e capacidade para mais de 200 carretas bitrem, o PPD foi projetado para atender os caminhoneiros que utilizam a rodovia como uma das principais rotas de escoamento agrícola do Brasil. O local, que funciona 24 horas por dia, oferece vestiários com banheiros e chuveiros, uma sala de descanso com televisão e Wi-Fi, lavanderia e refeitório.

Ricardo Barra, diretor-presidente da Via Brasil BR-163, ressaltou o compromisso da concessionária com os motoristas: "Esse é mais um investimento a favor do caminhoneiro. Prezamos por uma prestação de serviço de qualidade e acolhedora para o nosso cliente. Será um espaço de uso livre do caminhoneiro, aberto 24h, local confortável para o descanso".

O PPD é especialmente importante para os caminhoneiros que transportam a produção agrícola do Mato Grosso para as Estações de Transbordo de Carga (ETCs) de Miritituba, no Pará. Desde 2022, a Via Brasil BR-163 tem investido em melhorias no trecho, como pavimentação renovada, novos sistemas de sinalização e manutenção de drenagens e dispositivos de segurança.

Os Pontos de Parada e Descanso (PPDs) são áreas planejadas para garantir conforto, segurança e suporte aos caminhoneiros durante suas jornadas. Além de oferecer melhores condições de trabalho, eles contribuem para o cumprimento das pausas obrigatórias de tempo de direção e descanso, aumentando a segurança no trânsito.

A implementação dos PPDs é uma das medidas previstas pela Lei nº 13.103, de 2 de março de 2015, que regulamenta o tempo de direção e repouso dos motoristas profissionais. A lei estabelece que esses pontos devem estar situados ao longo das rodovias federais para oferecer suporte adequado aos motoristas que desempenham papel essencial na economia nacional.
 
Fonte: Portal Giro

Comentários