Provas do concurso público da Prefeitura de Itaituba começam neste sábado; confira regras e horários

A Prefeitura de Itaituba, em parceria com o Instituto Consulpam, realiza a partir deste sábado (15) as provas do concurso público, que oferecem vagas para diversos cargos. Com datas e horários definidos, os candidatos precisam ficar atentos às regras do edital para garantir sua participação e evitar a eliminação.

Foto: Reprodução

Prefeitura de Itaituba, em parceria com o Instituto Consulpam, realiza neste final de semana as provas objetivas do concurso público, que acontecem nos dias 15, 16 e 23 de fevereiro de 2025. Os candidatos devem ficar atentos aos horários, locais de prova e regras estabelecidas no edital para garantir sua participação. As provas ocorrerão em dois turnos (manhã e tarde) nos dias 15 e 16, e apenas no período da tarde no dia 23. Os portões abrem às 8h para as provas da manhã e às 14h para as da tarde, fechando 20 minutos antes do início das avaliações. Chegar atrasado significa eliminação, por isso, é fundamental planejar o deslocamento com antecedência.

Um ponto importante destacado pelo Instituto Consulpam é o atendimento aos candidatos adventistas. De acordo com a Lei nº 13.796, os sabatistas devem comparecer ao local e horário informados no Cartão de Identificação, mas farão a prova em uma sala especial, após o pôr do sol. Durante o período de espera, é permitido realizar ritos religiosos, desde que não haja interação com outros candidatos. Além disso, os sabatistas podem levar água e alimentos para consumo durante a prova. Essa medida garante que todos tenham igualdade de condições, respeitando suas crenças religiosas.

No dia da prova, os candidatos devem apresentar o Cartão de Identificação, disponível na área do candidato no site do Instituto Consulpam, e um documento oficial com foto. A ausência desses documentos impedirá o acesso ao local de prova. Durante a prova, os candidatos só poderão deixar a sala após uma hora do início da avaliação, e o caderno de questões só poderá ser levado 30 minutos antes do término, desde que esteja intacto e sem anotações fora dos meios permitidos. O descumprimento dessas regras implicará na eliminação do candidato.

Além disso, é proibido portar objetos como celulares, relógios (de qualquer tipo), óculos escuros, bonés, chapéus, gorros, fones de ouvido, aparelhos eletrônicos ou materiais de consulta. O uso ou porte desses itens, mesmo que desligados, pode resultar em eliminação.

edital também reforça que não haverá segunda chamada ou alteração de data e horário para a realização das provas. Candidatos que precisam de atendimento diferenciado devem ter solicitado essa condição no ato da inscrição. Caso contrário, não será possível garantir ajustes no dia da prova. Além disso, é proibido qualquer tipo de comunicação durante a avaliação, e os candidatos que desrespeitarem as normas serão eliminados.

A classificação dos candidatos será divulgada no site do Instituto Consulpam, em ordem decrescente de pontuação. Em caso de empate, a preferência será dada a candidatos com 60 anos ou mais, maior nota em Conhecimentos Específicos, maior nota em Conhecimentos Gerais, maior idade e, por fim, aos que comprovarem ter exercido a função de jurado.

Fonte: Portal Giro

Comentários